terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ranking das 10 cidades mais sustentáveis do Mundo

1. Reykjavik - Islândia

Na capital da Islândia todos os ônibus são movidos a hidrogênio e há uma rígida política de incentivo ao uso do transporte público. Além disso, todo o país é abastecido quase que exclusivamente por fontes renováveis de energia e tem o compromisso de se tornar livre de combustíveis fósseis até 2050.

2. Portland - Oregon / USA

A Cidade das Rosas, como é conhecida, foi a primeira a aprovar um plano global para reduzir as emissões de CO2 e tem políticas pesadas para incentivar as construções ecologicamente corretas, além de 92 mil hectares de espaços verdes e mais de 120 quilômetros de ciclovias e trilhas.


3. Curitiba, Brasil

Curitiba possui um sistema integrado de transporte de massas aclamado como um dos melhores do mundo. A cidade ainda tem a marca de 180 metros quadrados de área verde por habitante.


4. Malmö, Suécia

Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, tem o objetivo de se tornar uma “ekostaden” (ecocidade). Para isso, vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis e existe o incentivo ao uso da bicicleta, além de um extenso sistema de transporte público.


5. Vancouver - Canadá

Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de extrai 90% de sua energia de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar). A cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fósseis e possui 200 parques e mais de 18 km de rio.


6. Copenhagen - Dinamarca

Com um grande parque eólico gerador de energia e uma imensa população que se locomove apenas em bicicletas, Copenhagen inaugurou um novo sistema de metrô, o que tornou o trânsito ainda mais eficiente. A cidade ganhou recentemente o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental pela limpeza das vias públicas e pelo planejamento ambiental em longo prazo.

7. Londres - Inglaterra

De acordo com o Plano de Ação para as Mudanças Climáticas, Londres vai mudar 25% de sua energia para fontes renováveis e cortas as emissões de CO2 em 60% nos próximos 20 anos. Há também um plano de incentivo para os habitantes renovarem e melhorarem a eficiência energética de suas casas e impostos sobre o transporte individual.

8. San Francisco - USA

Quase metade de todos os moradores de São Francisco andam de transporte público, à pé ou de bicicleta diariamente e mais de 17% da área total da cidade é reservada a parques e espaços verdes. São Francisco também é líder nas construções certificadas (LEED), com mais de 70 projetos registrados. Desde 2001, a cidade abriu uma grande linha de financiamento para a criação de painéis solares, turbinas eólicas e para a melhoria da eficiência energética. Foi a primeira cidade do mundo a proibir sacos plásticos não-recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos.

9. Bahía de Caraquez - Equador

Foi declarada uma “Cidade Ecológica” em 1999 graças aos seus programas para proteção da biodiversidade, replantio de áreas desnudas e controle da erosão. Tornou-se um grande destino do ecoturismo e hoje em dia conta com um programa de compostagem de resíduos orgânicos nos mercados públicos.

10. Sidney - Austrália

Sidney foi a primeira cidade do mundo a incentivar a troca das lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Além de ser pioneira da iniciativa Hora do Planeta, Sidney também tem políticas rígidas em busca da neutralidade de carbono, tecnologias inovadoras de eliminação de resíduos e incentivo ao transporte público.



Curiosidade
Além de Curitiba a cidade João Pessoa-PB foi considerada no ano de 2006 a segunda cidade mais verde do mundo perdendo o Título para París-FRA.

Fonte: Observatório de Recife


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário