segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bactérias transformam CO2 em Combustível
Pesquisadores americanos modificam geneticamente uma bactéria para que ela passe a consumir CO2 e produzir combustível.

Na Universidade da Califórnia – Los Angeles, a equipe liderada por James C. Liao criou uma cianobactéria que, a partir de dióxido de carbono, libera o combustível líquido isobutanol, que pode ser uma alternativa à gasolina.
A equação da produção do isobutanol é bastante simples, uma vez que tudo o que a cianobactéria precisa é de um pouco de sol e CO2 – elementos abundantes no nosso planeta. Outra vantagem é o fato do combustível poder ser utilizado em grande parte da infra-estrutura já existente, incluindo a maioria dos automóveis.

Para tornar este método de reciclagem de CO2 possível, os cientistas melhoraram geneticamente a cianobactéria Synechoccus elongatus, aumentando nela a quantidade da enzima RuBisCo - justamente a responsável pela fixação de CO2.

O próximo passo foi juntar genes de outros microorganismos para construir uma espécie que consumisse o dióxido de carbono e, por meio da fotossíntese, produzisse o gás “isobutyraldehyde”. A bactéria criada pode produzir o combustível diretamente, mas por enquanto os pesquisadores preferem usar um catalisador químico para converter o gás em isobutanol.

O local ideal para este sistema seriam usinas que emitem dióxido de carbono, permitindo que os gases fossem capturados e já transformados em combustíveis antes de serem lançados na atmosfera.
Fonte: Info Exame e Nature Biotechnology
Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS
Luta climática pode prejudicar comunidades

Salvar florestas tropicais é vital para a luta contra a mudança climática, mas os esforços para deter o desmatamento podem ir para o espaço sem salvaguardas para compensar e indenizar as comunidades locais.

Florestas agem como os "pulmões" da atmosfera, absorvendo grandes quantidades das emissões de gases-estufa dos seres humanos. Bilhões de pessoas também confiam nelas como fonte de alimento e de sustento.

Pagar aos países em desenvolvimento para preservarem suas florestas é uma questão central nas negociações sobre clima da ONU na capital dinamarquesa, que visam a assegurar os esboços de um acordo global mais rígido para conter as emissões de gases-estufa a partir de 2013.

"Florestas e questões climáticas nunca estiveram tão em alta na agenda política", disse Gro Harlem Brundtland, enviada especial da ONU para a Mudança Climática, em uma reunião paralela às negociações.

Apesar disso, as florestas estão sendo destruídas a níveis alarmantes, sem uma diminuição no ritmo da destruição desde 1987, disse. "Estamos no caminho de destruir uma área do tamanho da Índia até 2017", acrescentou.

Florestas tropicais da África equatoriana ao Brasil e à Indonésia contêm algumas das reservas mais ricas de carbono e espécies no mundo, mas estão sob crescente ameaça de gente que está atrás da sua madeira e da terra para cultivar alimentos para uma população humana crescente.
Grupos indígenas na vasta bacia amazônica e nas selvas da ilha de Bornéu temem perder mais de suas terras para pecuaristas ou para plantações de soja.


Delegados presentes nas negociações estão próximos de finalizar o esboço de um esquema financeiro apoiado pela ONU que iria permitir aos países em desenvolvimento ganharem compensação em carbono em troca de salvarem, resgatarem e melhorarem o gerenciamento de suas florestas.

O esquema poderia render às nações mais pobres bilhões de dólares anuais em vendas de compensação às nações ricas. Ele colocaria, pela primeira vez sob a ONU, um preço sobre o carbono que não foi emitido ao se manter as florestas de pé, com parte do dinheiro indo para as comunidades.

"Se os povos indígenas e nativos no mundo em desenvolvimento não forem reconhecidos e não tiverem garantidos seus direitos claros, teremos mais desmatamento", disse ontem Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana e Nobel da Economia de 2009.
Segundo ela, há um risco de expulsões de comunidades e corrupção nos esquemas de preservação a menos que salvaguardas sejam estabelecidas.


Fonte: Info Exame


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Eco4Planet

Em Janeiro de 2007, Mark Ontkush sugere no seu blogue (ecoIron) que uma versão preta do Google economizaria 750 Megawatt/hora e lança assim a ideia de uma página de pesquisa com fundo escuro. Segundo os seus cálculos, isto representaria uma economia de cerca de 20% de energia, quando comparado com o motor de busca com fundo branco.

Esta página passou entretanto a ser divulgada como a Eco4planet e acabou, neste último Agosto, por registar um aumento significativo na preferência dos internautas, quando assumiu o compromisso de plantar uma árvore por cada 50 mil acessos.

A contagem é automática na página inicial e as árvores são plantadas no início de cada mês com referência ao número plantado no mês anterior. Neste momento e para este mês, já se garantiu a plantação de 96 árvores e faltam 31664 acessos ao Eco4planet para garantir as 97.

Pelo que percebemos, a versão portuguesa está dedicada exclusivamente aos utilizadores brasileiros, não no que diz respeito aos acessos, porque esses são livres, mas sim no que concerne à plantação. Para quando a plantação de árvores numa qualquer localidade Portuguesa?

Fonte: saudeambiental.net

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

Cartilha mostra como a participação social pode melhorar a qualidade de vida


Crianças ficam doente por causa de lixo e esgoto sem tratamento. É com essa história que a cartilha "Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento" apresenta como a participação da sociedade pode influenciar as ações socioambientais nos empreendimentos de saneamento, na busca por uma melhor qualidade de vida.

A cartilha faz parte do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente. Em quarenta páginas, a publicação mostra, em forma de quadrinho, todas as etapas para solução do problema, como identificação, organização comunitária, contato com o governo.O texto ainda mostra como é importante que esse tipo de ação seja cadastrada no Sistema Brasileiro de Informações em Educação Ambiental. A troca de experiência é fundamental para que o município consiga resolver os problemas locais até chegar na construção de um Plano Municipal de Saneamento.

O DEA também tem o caderno metodológico para ações de educação ambiental e mobilização social e a sustentabilidade na área de saneamento. A publicação apresenta algumas formas de estimular e contribuir para o desenvolvimento de ações articuladas de educação ambiental e mobilização social, que tenham como características a participação popular e o comprometimento com mudanças da sociedade no processo de transformação da realidade social.

O Governo Federal tem estimulado a implementação de projetos de educação ambiental, a criação de instâncias de participação popular e, com esta iniciativa, reafirma a importância do controle social na gestão dos serviços públicos, como estratégia de comprometimento da sociedade no processo de transformação de sua realidade, na busca pela universalização do acesso aos serviços de saneamento.

As publicações foram lançadas durante reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (GTIEAMSS).

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS



quarta-feira, 28 de outubro de 2009

XI FIMAI e XI SIMAI
_________________________________________________

Acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Novembro a XI Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade - FIMAI. O maior evento da América Látina no setor de Meio Ambiente Indústrial e Sustentabilidade.

Visitação Gratuíta

Horários 14:00 às 21:00 hrs Local: Expo Center Norte - Pavilão Azul - São Paulo - SP - Brasil Rua: José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Informações, Reservas e Inscrições
(11) 3917-2878
0800 77 01 449
rmai@rmai.com.br

www.fimai.com.br

Banner do Evento


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS
Projeto Ambiente-se Viva Legal
dignidade, presevação e sustentabilidade

Uma das maiores obras sociais da Baixada Fluminense!

Conheça, Participe e Colabore!
Projeto

Catadores? Não!! Ambientalistas.

Dar dignidade, para esses trabalhadores, que não são catadores, são verdadeiros ambientalistas





Coleta Seletiva

Transformar, o que parece um "quebra galho", em oportunidade. Todo trabalhador tem que estar legalizado e o seu ganho se transformar crescimento e benefício.






Educação e Esporte

Bases sólidas para o desenvolvimento Humano. Capacitação, educação, e iniciação para o esporte as saídas para a Sustentabilidade e Crescimento.


Embalagens Plásticas durante 100 anos agridem o meio ambiente!
o Vidro agride por cerca de 10 mil anos!
Latas de alumínio agridem por 100 anos!
Papéis agridem de 3 a 6 meses!
Pneus, Não se consegue calcular por quanto tempo eles agridem!

Se um milhão de pessoas usarem o verso do papel deixarão de ser extintos 18 campos de futebol em florestas!!!

E você é só tem uma vida...
...Quem ama a vida PRESERVA, ame seu planeta.

Cooppreserva
Cooperativa de Prevenção Serviços de Reciclagem e Controle Ambiental.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

E-mails Spams produzem CO2 equivalente ao de mais de 3 milhões de carros


E-mails enviados de forma indiscriminada pela Web (spams) produzem, a cada ano, tanto dióxido de carbono (CO2) quanto 3,1 milhões de automóveis, além de carregarem a maior parte dos vírus que ameaçam computadores pessoais.

A pesquisa, feita pela empresa McAfee, especializada em segurança na Internet, analisou o impacto ecológico de 62 bilhões de spams enviados em todo o mundo no ano de 2008. O spam consome 33 bilhões de kilowatts/hora (Kwh) ao fim das cinco etapas de sua vida: criação, envio, recepção, armazenamento e consulta", aponta o relatório. Isto, de acordo com a empresa, equivale às emissões de mais de 3 milhões de automóveis.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, a seleção, vizualização e exclusão das mensagens por internautas, bem como a busca dos e-mails "legítimos" interceptados pelos filtros instalados nos computadores, representam quase 80% do consumo de energia vinculado ao spam.

Fonte: Portal Impresa e Visualy Publicidade

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS
Ranking das 10 cidades mais sustentáveis do Mundo

1. Reykjavik - Islândia

Na capital da Islândia todos os ônibus são movidos a hidrogênio e há uma rígida política de incentivo ao uso do transporte público. Além disso, todo o país é abastecido quase que exclusivamente por fontes renováveis de energia e tem o compromisso de se tornar livre de combustíveis fósseis até 2050.

2. Portland - Oregon / USA

A Cidade das Rosas, como é conhecida, foi a primeira a aprovar um plano global para reduzir as emissões de CO2 e tem políticas pesadas para incentivar as construções ecologicamente corretas, além de 92 mil hectares de espaços verdes e mais de 120 quilômetros de ciclovias e trilhas.


3. Curitiba, Brasil

Curitiba possui um sistema integrado de transporte de massas aclamado como um dos melhores do mundo. A cidade ainda tem a marca de 180 metros quadrados de área verde por habitante.


4. Malmö, Suécia

Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, tem o objetivo de se tornar uma “ekostaden” (ecocidade). Para isso, vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis e existe o incentivo ao uso da bicicleta, além de um extenso sistema de transporte público.


5. Vancouver - Canadá

Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de extrai 90% de sua energia de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar). A cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fósseis e possui 200 parques e mais de 18 km de rio.


6. Copenhagen - Dinamarca

Com um grande parque eólico gerador de energia e uma imensa população que se locomove apenas em bicicletas, Copenhagen inaugurou um novo sistema de metrô, o que tornou o trânsito ainda mais eficiente. A cidade ganhou recentemente o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental pela limpeza das vias públicas e pelo planejamento ambiental em longo prazo.

7. Londres - Inglaterra

De acordo com o Plano de Ação para as Mudanças Climáticas, Londres vai mudar 25% de sua energia para fontes renováveis e cortas as emissões de CO2 em 60% nos próximos 20 anos. Há também um plano de incentivo para os habitantes renovarem e melhorarem a eficiência energética de suas casas e impostos sobre o transporte individual.

8. San Francisco - USA

Quase metade de todos os moradores de São Francisco andam de transporte público, à pé ou de bicicleta diariamente e mais de 17% da área total da cidade é reservada a parques e espaços verdes. São Francisco também é líder nas construções certificadas (LEED), com mais de 70 projetos registrados. Desde 2001, a cidade abriu uma grande linha de financiamento para a criação de painéis solares, turbinas eólicas e para a melhoria da eficiência energética. Foi a primeira cidade do mundo a proibir sacos plásticos não-recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos.

9. Bahía de Caraquez - Equador

Foi declarada uma “Cidade Ecológica” em 1999 graças aos seus programas para proteção da biodiversidade, replantio de áreas desnudas e controle da erosão. Tornou-se um grande destino do ecoturismo e hoje em dia conta com um programa de compostagem de resíduos orgânicos nos mercados públicos.

10. Sidney - Austrália

Sidney foi a primeira cidade do mundo a incentivar a troca das lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Além de ser pioneira da iniciativa Hora do Planeta, Sidney também tem políticas rígidas em busca da neutralidade de carbono, tecnologias inovadoras de eliminação de resíduos e incentivo ao transporte público.



Curiosidade
Além de Curitiba a cidade João Pessoa-PB foi considerada no ano de 2006 a segunda cidade mais verde do mundo perdendo o Título para París-FRA.

Fonte: Observatório de Recife


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Confira a Lista dos Livros mais Vendidos no Ano de 2009

Ficção
  1. A Cabana - Willian P. Young
  2. Amanhecer - Stephenie Meyer
  3. Lua Nova - Stephenie Meyer
Não Ficção

  1. Mentes Perigosas - Ana Beatriz B. Silva
  2. Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert
  3. Mentes Inquietas -Ana Beatriz B. Silva
AutoAjuda, Guias Espirituais e Negócios

  1. O Monge e o Executivo - James C. Hunter
  2. Por que os homens amam as mulheres poderosas? - Sherry Argov
  3. Cartas Entre Amigos - Padre Fábio de Melo e Gabriel Chatilha
Infanto Juvenil

  1. Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K. Rowling
  2. Harry Potter e o Enígma do Príncipe - J.K. Rowling
  3. Harry Potter e a ordem da Fênix - J.K. Rowling
Mais e Informações e para ler um trecho dos livros clique aqui...

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

segunda-feira, 19 de outubro de 2009



O instituto Nacional de Geografia e estatística (IBGE) está organizando concursos público que abrirá 350 vagas em seu quadro permanente, sendo 190 para o Estado do Rio de Janeiro. Há oportunidades para diferentes cargos de nível superior. A remuneração varia entre R$5909,63 e R$7409,19, de acordo com a titulação dos aprovados. As inscrições serão feitas de 12 de novembro a 6 de dezembro, com taxa de R$110,00.

Inscrições: www.cesgranrio.org.br


Já para realizar a pesquisa do Censo 2010, o IBGE vai contratar, temporariamente, 33012 pessoas. As vagas são para agentes censitários, com diferentes tarefas as areas de atuação: 1) minicipais, 2) regionais, 3) supervisores , 4) informática, 5) administrativos. Os salários variam de R$760 a R$ 1,6 mil .Os candidatos deverão ter ensino médio completo no momento da co0ntratação, que acontecerá entre janeiro de março de 2010. As taxas são de R$18 para adminstrativo, supervisor e de informática, $22 para municipal, R$ 30 para regional. As inscrições pela internet vão até dia 25 de outubro.

Inscrições: www.cesgranrio.org.br

O Banco Nacional do Desenvlovimento Econômico e Social oferece 400 vagas em cadastro de reserva, Rio de Janeiro, para cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$2344,00(nível médio) e R$7357,00(nível superior) . As inscrições vão até dia 25 de outubro pela internet, com taxa de R$28 nível médio e R$54 nível superior.

Inscrições: www.cesgranrio.org.br


O órgão está com 700 vagas abertas de analista tributário, que exige nível superior em qualquer area. As oportunidades são para Brasília e outras regiões do país, com salário de R$7625,56. As inscrições vão até dia 2 de novembro pela internet com taxa de R$100,00.

Inscrições: www.cesgranrio.org.br

O comando da Marinha do Brasil está recrutando 113 profissionais da área de ciência e tecnologia para trabalhar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há Oportunidades para candidatos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com salários que variam entre R$1500,57 a R$ 6936,07. As inscrições vão até 25 de outubro, com taxas que variam de R$30,00 a R$100,00, dependendo do cargo.

Inscrições: www.esppconcursos.com.br

O centr o Universitário da Zona Oeste (UEZO) oferece nove vagas para professor-adjunto, com remuneração de R$4279,48, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para participar da seleção, é preciso ter doutorado. O pedido de chamado deve sert feito de segunda a sexta até o dia 26 de outubro das 10hrs às 16hrs, na Av. Manuel Caldeira de Alvarenga 1203, Campo Grande. A taxa é de R$200,00.

Informações e Inscruições: 2332-7533 e www.uezo.rj.gov.br

Profissionais de nível médio e superior podem se candidatar a 187 vagaspara o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) . Os cargos para nível superior são para arquitetura e urbanismo, arqueologia, museologia, arquivologia, entre outras áreas. Já as de nível médio são para auxiliar instiutcional e tecnico em edificalção. Os salários variam entre R$3257,22 e R$2274,42, repectivamente. Já as inscrições vão até 4 de novembro pela internet, com taxas de R$32(médio) e R$67(superior).

Inscrições: www.universa.org.br

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro conta com 320 vagas de níveis médios para cargos de assistente técnico administrativo, de identificação cívil, de informática e de trânsito, com salários de R$1050,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de novembro pela internet ou na sede da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto 54, Botafogo. A Taxa é de R$35,00.

Inscrições e Informações: www.ceperj.rj.gov.br

No CIEE, são 1095 vagas de estágio esta semana. Entre as de nível superior administração(124) e direito(126) .Para nível médio, há vagas para técnicos em administração de empresas(57) e eletrônica(13).É preciso levar uma declaração escolar, carteira de identidade e CPF aos postos do CIEE, como o da Rua da Constituição 67, Centro do Rio de Janeiro

Informações: 3535-4545 ou www.ciee.org.br


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gasolina Verde


A gasolina verde é proveniente da biomassa, a partir da submissão de uma pasta aquosa de açúcares e carboidratos vegetais a materiais catalisadores, num processo de reação química não desgastante. As moléculas de carbono de biomassa se subdividem e se recombinam para formar os mesmos compostos químicos similares aos do processamento petrolífero.

O etanol, é considerado como o único biocombustível líquido, mas difere da gasolina verde que é a produção de hidrocarbonetos líquidos a partir da biomassa. Graças a avanços tecnológicos é cada vez mais possível obter combustíveis a partir de açucares de plantas.

O processo utiliza enzimas, microrganismos e calor. A gasolina verde utiliza catalisadores e o etanol é produto de fermentação de plantas. Os catalisadores transformam os açúcares da planta em hidrocarbonetos, e podem operar em altas temperaturas.

A produção de hidrocarbonetos de plantas é mais eficiente do que a produção de etanol, o etanol exige uma destilação que consome grande quantidade de energia, por outro lado os hidrocarbonetos da gasolina verde se separam automaticamente da água. O uso das enzimas permite um processo mais seletivo, canalizando a um tipo específico de moléculas.


Fonte: Eco Desenvolvimento

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Confira a prova do Enem que seria aplicada nos dias 03 e 04 de Outubro.

O Ministério da Educação (MEC) publicou as provas e gabaritos que seriam aplicadas neste fim de semana. O exame foi adiado após denúncia do jornal O Estado de São Paulo de aqui a prova teria vazado.

- Faça download aqui

Em entrevista coletiva, o ministro Fernando Haddad afirmou que o prazo de inscrições para o Enem não será reaberto e que a nova prova será realizada em, no máximo, 45 dias. O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) já havia elaborado um exame reserva para o caso de eventualidades.

O ministro afirmou também que providências já foram tomadas junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento. O prazo para a correção dos locais de prova que foram selecionados incorretamente no ato da inscrição acabou hoje, às 12h, mas, segundo o Inep, provavelmente será revisto. Os inscritos serão comunicados oportunamente da confirmação da nova data e do local das provas.

O resultado final estava previsto para ser publicado no dia 08 de janeiro. Agora a estimativa é de um mês de atraso.

Universidades Federais

De acordo com nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os candidatos interessados em ingressar nas instituições que vão utilizar o Enem 2009 como processo seletivo devem manter postura de tranquilidade, pois o fato não prejudicará o andamento dos concursos.

“A gente lamenta o ocorrido, são imprevistos que podem ocorrer em qualquer processo. A gente confia que o MEC vai conseguir realizar outro exame dentro dos prazos estabelecidos. Ao mesmo tempo nós faremos um esforço conjunto com o ministério para que não haja nenhum prejuízo aos ingressantes”, disse o presidentes da entidade, Alan Barbiero, em entrevista à Agência Brasil.

Fonte: Brasil Escola

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS
UFRJ reabre prazo de inscrições do Vestibular 2010

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, reabriu o período de inscrições do Vestibular 2010 nesta tarde. Os procedimentos haviam sido suspensos ontem evido ao cancelamento das provas do Enem 2009, que será utilizado como 1ª fase do processo seletivo, que envolve 8.274 vagas.

- Faça o download do Edital


Os pedidos devem ser feitos pela internetaté as 18h do dia 23 de outubro. Não há cobrança de taxa de inscrição. As provas da segunda etapa estão previstas para os dias 9 e 10 de janeiro de 2010.

Os testes de habilidade específica (THE) serão realizados nos dias 23 e 24 do mesmo mês. Vale ressaltar que o calendário pode ser alterado conforme as novas datas de aplicação das provas do Enem.

Fonte: Brasil Escola

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

segunda-feira, 28 de setembro de 2009


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar, teporariamente, 33012 pessoas para realizar o Censo 2010. As Vagas são para agente censitários municipal (6722), agente censitário supervisor(23900), agente censitário informática (1432), agente censitário administrativo (558), agente censitário regional (400), com salários que variam de R$760 a R$ 1600. Os candidatos deverão ter Ensino Médio Completo no momento da contratação, que acontecerá entre janeiro e março de 2010. Já as inscrições podem ser feitas até 6 de outubro de, com taxa de R$18 para agente censitário administrativo, R$32 para agente censitário municipal, R$22 supervisor e de informática, e de R$30 para regional.

Inscrições: www.cesgranrio.org.br



O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) está com 57 vagas abertas para nível Superior, Médio e Médio-Técnico, sendo 25 para engenheiros civis e duas para técnicos de comunicação social, com salário inicial de R$ 2000; e 30 para técnicos de estradas, com remuneração de mil reais. As inscrições devem ser realizadas até 12 de outubro pela internet ou nos postos listados no edital. Já a taxa de incrição é de R$ 50 (nível superior) e R$30(médio).

Inscrições: www.ceperj.rj.gov.br



O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica está com 188 vagas abertas. Para concorrer, é preciso ter mais de 17 anos e menos de 24 anos no ato da matrícula, prevista para 8 de julho de 2010, além de ensino médio completo. A remuneração inicial para quem conclui a preparação, que dura dois anos e acontece em Guaratinguetá (SP), é de R$2962,14. As inscrições vão até 7 de outubro, com taxa de R$50.

Inscrções: www.eear.aer.mil.br


A fundação MUDES tem 252 vagas de estágios esta semana. Entre as que pedem formação superior estão administração de empresas (37) e arquitetura e urbanismo(10). Entre as do nível médio: adminstração (23) e eletrônica (4). É preciso levar declaração da escola, carteira de identidade e cpf aos postos fundação, como o da Rua Nilo Peçanha 11, 5º andar, Centro.

Informações: 3094-1181 ou www.mudes.org.br


No CIEE, são 1019 vagas de estágios para esta semana. Entre as dirigidas a estudantes do nível médio superior estão direito (126) e ciência contábeis (28). Para o nível médio, há vagas para técnicos em administração de empresas (47) e enfermagem (21). É preciso levar declaração escolar, carteira de identidade e cpf a postos do CIEE, como o da Rua da Constituição 67, Centro.

Informações: 3535-4545 ou www.ciee.org.br

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Confira o Gabarito da Transciplinar 2009/2
Clique aqui

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia 21 de setembro.

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

7 bilhões de árvores.

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.

O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

Campanha 7 Bilhões de Árvores

Fonte: Dia da Árvore. Org

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

Petrobrás Apresenta Diesel Mais Limpo

A Petrobras apresentou hoje o diesel S-50, que já é usando na frota de ônibus urbano em Curitiba.

A oficialização do fornecimento aconteceu às 10 horas da manhã de hoje, pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em uma coletiva de imprensa.

Durante a coletiva, foi explicada a distribuição do diesel S-50 e detalhados os benefícios ambientais que seu uso pode trazer.

O S-50 é mais limpo porque tem uma concentração de enxofre de 50 partes por milhão. Esse número é 10 vezes menor que o recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente nas regiões metropolitanas. É ainda 40 vezes menor que o estipulado para áreas rurais.

Fonte: Info Exame


Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

O Brasil Terá Novo Mapa Eólico

De acordo com a Eletrobrás, o potencial eólico brasileiro é ainda maior do que o estimado em 2001, quando foi lançado o Atlas Eólico Nacional.

A conclusão é do Centro de Pesquisas de Energia, a Cepel, da Eletrobrás. Quando foi lançado, há 8 anos, o hoje defasado atlas considerava uma altura de 50 acima do nível do mar, descontando relevos e depressões, e concluía que o potencial de geração de energia eólica no Brasil ficava em torno de 143 000 MW.

Segundo confirmou à Agência Brasil Antonio Leite de Sá, o coordenador do novo atlas eólico da Cepel, a potência brasileira, na verdade, passa de 250 000 MW.

O documento deve ficar pronto até o final do ano que vem, com um número definitivo e atualizado sobre a real potência brasileira no setor. Os números deste novo atlas vão considerar ventos entre 90 e 100 metros de altura do solo, já que existem hoje equipamentos com essa capacidade.

De acordo com Leite de Sá, o estudo anterior usou parâmetros matemáticos e o fez muito bem, já que grande parte das usinas eólicas está seguindo as regiões indicadas nos mapas.

Fonte: Info Exame

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pilha Japonesa é recarregada a água


O nome da nova pilha da empresa japonesa Aqua Power System pode até fazer rir: NoPoPo. Mas, o seu significado (No Pollution Power) mostra que o dispositivo não está para brincadeira. Com pretensões de revolucionar o mercado de baterias, a NoPoPo pode ser recarregada com água.Ela demorou cinco anos para ser desenvolvida. E, por enquanto, só pode ser usada em objetos pequenos, geralmente alimentadas por pilhas AA. Pelas fotos no site do fabricante, os pacotes com duas ou quatro pilhas já vêm com uma seringa, utilizada para injetar água ou outro líquido nas NoPoPos. Segundo os desenvolvedores, isso é suficiente para mantê-la funcionando por até 15 horas.


Fonte: Info Exame

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS


terça-feira, 15 de setembro de 2009

5 Redes Sociais para conseguir um Emprego

Cinco redes sociais, com foco em carreira, podem ajudá-lo a conseguir um reposicionamento profissional oferecendo contatos e espaço para currículos.

Sites como o LinkeIn e o Eacademy pode funcionar como uma boa oportunidade para alavancar carreira. Confira as principais características de cada um:

-LinkedIn

A rede tem mais de 46 milhões de membros ao redor do planeta e tem representantes de 200 países. De acordo com o site, executivos da lista de companhias Fortune 500 são membros do serviço.

Tudo dentro do LinkedIn é relacionado a trabalho. Diferentemente de outras redes sociais, você não pode adicionar um contato sem que ele conheça você. É preciso utilizar seus colegas para fazer apresentações e conseguir conversar com o profissional desejado.

Eacademy

A página tem o objetivo de conectar profissionais, permitir que seus usuários anunciem seus serviços e promover encontros em eventos. Além disso, o site apresenta conteúdo para atualização profissional e dicas sobre como melhor o desempenho.

Indica

O indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença que uma boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando.

-Plaxo

O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online também, como Twitter, Facebook e blogs.

-Monster

A proposta da Moster é um pouco mais Leve. A empresa disponibilizou uma area em um site para que os visitantes criem seus cadastros e façam contato com outros profissionais, além de exibir seus curriculos.

Fonte:Info Exame

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Transdisciplinar 2009/2

Dia: 20 de Setembro ( Domingo)
Horário: 9:00hrs
Tema: Sustentabilidade


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

terça-feira, 8 de setembro de 2009



Mudança climática pode afetar inclinação do eixo da Terra

Há alguns dias falávamos sobreos perigos do aquecimento dos oceanos, como o desaparecimento dos corais. Agora, um estudo publicado esta semana adverte sobre um novo perigo: o de uma possível alteração na inclinação do eixo terrestre. A Terra gira em torno de um eixo que possui uma inclinação de 23,5 graus na vertical, e esta posição está constantemente mudando à medida que se altera a distribuição das massas de terra sobre o planeta. Segundo um artigo da New Scientist, já foi comprovado que a mudança climática altera o eixo terrestre. De fato, o derretimento das geleiras da Groenlândia está fazendo com que o eixo se incline 2,6 centímetros anualmente, e é provável que este número aumente nos próximos anos. Mas agora, descobriu-se que o aquecimento do oceano também pode aumentar a inclinação do eixo terrrestre.
Um grupo de cientistas realizou projeções sobre o que ocorreria se os níveis de dióxido de carbono duplicassem no período 2000-2100. Segundo o estudo, quando os oceanos se aquecem e se expandem, mais água é “empurrada” em direção à superfície do oceano, e este efeito poderia fazer a Terra se mover 1,5 centímetros por ano em direção ao Alasca e Havaí.
Os pesquisadores advertiram que a mudança climática também poderia afetar a velocidade de rotação terrestre: se as massas de terra se redistribuírem em latitudes mais altas, isso poderia fazer o planeta girar com uma velocidade maior. Apesar de estas descobertas não representarem, neste momento, uma ameaça ou mudança iminente, elas demonstram até que ponto o aquecimento global pode afetar o equilíbrio da terra. E reafirmam a necessidade de um acordo em Copenhaguen que detenha as emissões de gases do efeito-estufa na atmosfera.

Fonte: Discovery Brasil e New Scientist

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais